Chã, Patinho ou Lagarto. Qual a diferença?
- Vitor Alburquerque
- 5 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Como cortes tão diferentes ainda causam confusão na cabeça de muita gente.
Quando eu era criança e tinha na televisão um dos meus maiores passatempos, na maioria das vezes o único, ficava indignado de ter que assistir aos comerciais que insistiam em atrapalhar meu desenho. Inevitavelmente algumas dessas propagandas ficavam grudadas na minha cabeça e sem dúvidas, uma que nunca me esqueço, era o tal do “chã, patinho ou lagarto” que sempre aparecia nos anúncios de supermercados.
Como o locutor falava as promoções muito rápido sempre me pareceu que essas três palavras eram, na verdade, uma coisa só. É claro que ao ficar adulto a necessidade de fazer as compras para casa te obrigam a entender a diferença. Mas para muitas pessoas isso ainda é um mistério e muitas vezes não sabem as diferenças entre esses cortes tão distintos.

Chã de dentro (coxão mole) - é o corte constituído das massas musculares da face interna do coxão, separado do patinho, do lagarto e do coxão-duro. Macio, é ideal para assados, ensopados, picadinhos, escalopes, bife a milanesa ou para carne moída.
Chã de fora (coxão duro) - é um corte que fica na face externa do coxão e, por isso, possui fibras mais duras e necessita de cozimento mais longo. Apropriado para o preparo de carnes recheadas, cozidos de panela e rosbife, ou moído em refogados e molhos
Patinho - é uma carne magra, com fibras macias, ideal para bife a milanesa, escalopes e carne moída, mas pode ser usada também em cozidos, ensopados e picadinhos.
Lagarto - localizada na parte traseira do boi, é a peça que separa o coxão duro do coxão mole. Com fibras longas e duras e gordura externa, é uma carne saborosa e versátil, mas pouco suculenta, ideal para assados e cozidos, preferencialmente com molho.
Agora que você já sabe a diferença, não precisa mais ficar em dúvida na hora de comprar um desses itens.
Comments